Publicado em 13/10/2025 às 00h00 Atualizado em 31/01/2026 às 01h12
A iniciativa uniu arte, solidariedade e valorização da cidadania em uma tarde de trocas e sensibilidade.
O ensaio fotográfico contou com a participação de mais de 70 crianças e adolescentes do projeto Na Contramão do Mundo, no Cristo. Foto: divulgação.
João Pessoa, 13 de outubro de 2025
–
A equipe de Comunicação da Loteria do Estado da Paraíba (Lotep) realizou nesta sexta-feira (10) um ensaio fotográfico solidário com os integrantes do Projeto Na Contramão do Mundo. Executada no bairro do Cristo, local em que o projeto atua, a ação teve como objetivo fortalecer a autoestima dos atletas criando ainda um banco de fotos que seria utilizado na divulgação dos jogos. Além disso, serviu também como forma de registrar em imagens o impacto social do projeto.
O Projeto Na Contramão do Mundo é uma iniciativa que acolhe crianças e adolescentes da comunidade do bairro do Cristo, transformando suas vidas através do esporte. Além do treinamento gratuito, o programa também visa o desenvolvimento educacional e disciplinar, oferecendo também aulas de reforço no contraturno dos alunos, entre outras atividades.
O ensaio solidário surgiu como uma forma de dar visibilidade a essas histórias e reafirmar o compromisso da Lotep com ações que unem esportes, cidadania e empatia. Foram mais de 70 crianças fotografadas pela equipe da Lotep, representada por Milena Mélo, Assessora de Comunicação da Lotep, e Taciana Marinho, Assessora de Políticas Públicas. Durante a ação, o grupo ainda conversou com os participantes, entendendo mais sobre o projeto e sua relevância para a transformação social.
Para Carlos Santana, o ensaio fotográfico foi mais do que uma sessão de fotos, foi um marco na história pessoal de cada criança que participou. Ele explica que, ao vestir o uniforme e se posicionar diante das câmeras, algo diferente brilhou nos olhos dos meninos que, pela primeira vez, se viram com dignidade, potencial e pertencimento.
“O impacto disso no desenvolvimento emocional e na autoestima foi profundo. Muitos deles nunca tinham passado por algo parecido. Pela primeira vez, se enxergaram como protagonistas de suas próprias histórias, não como vítimas do sistema, mas como exemplos de superação, força e esperança”
, comentou Carlos Santana, coordenador do projeto.
Para Milena Mélo,
assessora de Comunicação da Lotep, iniciativas como essa fortalecem o papel da comunicação pública como agente de inclusão:
“A fotografia tem o poder de enxergar o que muitas vezes passa despercebido. Esse ensaio foi mais do que um registro, foi um gesto de valorização, de olhar humano. A Lotep tem buscado estar cada vez mais próxima de projetos que fazem a diferença, incentivando o respeito e a dignidade de cada pessoa.”
Carlos ainda comenta que o apoio da Lotep ao projeto vai além do financeiro, se tornando uma parceira direta na transformação de vidas. Ele explica que a colaboração é essencial para manter a estrutura, materiais, uniformes, transporte e alimentação, entretanto, o impacto social vai além dos números: “é sobre oferecer oportunidade a quem muitas vezes só conhece a escassez; sobre mostrar que existem instituições que se importam, que enxergam valor onde o mundo muitas vezes ignora”, fala.
A ação reforça a missão da Lotep de apoiar iniciativas que contribuem para o desenvolvimento humano e a promoção de uma Paraíba mais justa, solidária e consciente.
“Quando a Lotep acredita e investe no Projeto Social na Contramão do Mundo, ela não está apenas patrocinando atividades; está semeando futuro, esperança e dignidade para dezenas de crianças e adolescentes que encontram no PSC uma nova direção para suas vidas [...] Com a Lotep ao nosso lado, conseguimos ampliar nosso alcance, fortalecer nossas ações e multiplicar os resultados. A presença dela nos dá credibilidade, estrutura e, acima de tudo, reforça a mensagem de que transformar realidades é uma responsabilidade de todos nós, sociedade civil, governo e iniciativas privadas. A Lotep não apenas apoia. Ela participa. Ela acredita. Ela transforma junto conosco”, finaliza o coordenador.
Contrapartida Social
O Projeto Social na Contramão do Mundo (PSC) nasceu com um propósito de confrontar a realidade e dar oportunidade às crianças e adolescentes da comunidade do Cristo em situação de vulnerabilidade. Através da paixão pelo futebol e com o auxílio da mensagem viva do Evangelho, o projeto tem escrito novas histórias de esperança, dignidade e fé. Dentro e fora dos campos, eles não só estimulam o desenvolvimento físico e emocional, mas também princípios como caráter, disciplina e o amor espiritual.
“Mais do que formar atletas, formamos discípulos. Mais do que ensinar a jogar, ensinamos a viver. Porque acreditamos que, com Deus no centro e um propósito no coração, ninguém precisa seguir o fluxo do mundo, é possível caminhar na direção oposta e mudar destinos”, comenta Carlos.
Sobre a LOTEP
A Loteria do Estado da Paraíba (Lotep) é uma autarquia estadual vinculada à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB) e dedicada à gestão, regulamentação e fiscalização de jogos e atividades lotéricas no território paraibano. Operando em conformidade com a regulamentação federal, a Lotep atua diretamente e por meio de parcerias para promover o bem-estar social e apoiar programas em áreas essenciais como assistência social, saúde, esportes, educação, cultura e segurança pública, conforme estipulado pelo Decreto Estadual Nº 41.037/2021 e pela Lei Estadual Nº 12.703/2023.
Fundada em 02 de abril de 1955, a Lotep completa 70 anos em 2025 com a missão fundamental de promover o jogo legal e responsável, zelar pela segurança jurídica de apostadores e operadores lotéricos e garantir que os benefícios gerados sejam amplamente distribuídos, contribuindo para o progresso e a qualidade de vida da população paraibana.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA
Loteria do Estado da Paraíba – LOTEP
WhatsApp